Todo excesso esconde uma falta (ou várias)!

Recentemente, me deparei com a frase “Todo excesso esconde uma falta”.

A sensação de “vazio” faz parte da nossa condição humana em todas as esferas. Faz parte de todos nós o desejo de pertencimento, a angústia, o apego, a insegurança. E isso vale também para o ambiente profissional.

Em certos momentos, essa sensação fica reprimida e, sem dar conta disso, lidamos com as incompletudes de forma distorcida. Buscar incessantemente um lugar de destaque em um projeto ou realizar uma demanda no modo automático para entregar antes de todo mundo são alguns sintomas clássicos dessa “falta” no trabalho.

É difícil lidar com certos “buracos” na nossa vida, eu sei. Porém, descobrir que nossas ações nem sempre são aquilo que são e sim sintomas de algo que estamos tentando encobrir inconscientemente pode ajudar. 

Muitas vezes, tentamos combater o sintoma, mas não nos aprofundamos na causa.Por isso, é preciso aprender a olhar para si com muita empatia, reflexão e compaixão, processo que exploramos na terapia. 

Se também sente que está preenchendo essa “falta”exagerando em algum aspecto da sua vida, eu compartilho 4 reflexões que podem se ajudar a lidar melhor com essa sensação:

1.Todo excesso causa algum tipo de problema, atrapalha de alguma forma. Ao percebermos um excesso em nós mesmos, devemos parar e tentar buscar a causa para resolver a falta que temos. 

2.Feedback construtivos são sempre bem vindos, aqueles que apontem nossos excessos e nos fazem parar para avaliar melhor a nós mesmos. A intenção aqui é, novamente, descobrir a causa dessa falta.

3.Para superar certos excessos é preciso ir muito a fundo. Mesmo que a falta pareça evidente, não basta apenas identificá-la. É preciso esforço e muito autoconhecimento para libertar uma pessoa da causa que traz determinados comportamentos excessivos.

4.De nada adianta julgar quem está cometendo o excesso. Ele/Ela também está lidando com suas dores.

É importante falar sobre isso e tentar contribuir para a melhora constante das pessoas. Buscar entender que aquele excesso que te “persegue” pode ser um sinal claro de uma falta de cuidado, atenção, segurança, coragem. 

Por isso, quero te fazer a seguinte pergunta: essa pergunta: que falta seu excesso esconde?.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos!