É difícil manter bons empregados, mas não deveria ser. A maioria dos erros de gestão que as empresas cometem são facilmente evitáveis.
Enquanto isso deveria ser senso comum, poucos se preocupam em ter pessoas felizes trabalhando em suas empresas. E sim, isso geralmente é culpa da gestão.
Ao contrário do que se pensa, quando você comete alguns desses erros de gestão, seus funcionários não vão embora de um dia para o outro. Eles perdem o interesse aos poucos.
Para se prevenir de cometer erros de gestão e reter seus melhores talentos, as empresas e gestores precisam entender o que estão fazendo para contribuir com esse desmanchar lento de empenho.
Os erros de gestão a seguir podem ser considerados os mais graves, e devem ser evitados por quem quer manter bons empregados.
Há várias razões que levam bons funcionários deixarem a empresa, como por exemplo:
- Falta de reconhecimento
- Salário incompatível
- Pouca perspectiva
- Pouco ou nenhum acompanhamento/feedback,
- Promessas não cumpridas
- Gestores ausentes
O que podemos deixar claro com tudo isso é que essa má relação funcionário-gestor impacta diretamente no desempenho da empresa.
Os gestores tendem a culpar inúmeros fatores pelo baixo índice de retenção dos seus principais talentos, porém ignoram o ponto-chave deste problema: “as pessoas não costumam abandonar seu trabalho, abandonam os seus chefes.”
Comunicação gera confiança e confiança gera melhores resultados, funcionários mais engajados e até mais dispostos a aceitarem o salário que tem.
Quais outros motivos fazem bons profissionais se demitirem? Compartilhem suas experiências nos comentários!!