Não há nada de errado em reconhecer seus pontos fortes, qualidades e diferenciais. Pelo contrário: Saber quem você é, os desafios que superou e assumir sua história de vida e evolução é algo nobre e que você deve valorizar.
O problema está em acreditar que a sua qualificação ou status profissional deve se sobrepor aos outros ou que faz de você melhor que qualquer outra pessoa.
A palavra prepotência vem do latim praepotentia, que significa abuso de autoridade e/ou de poder. O profissional prepotente é aquele que atribui a si mesmo uma alegada superioridade em relação às outras pessoas, e que pode ocorrer em diferentes contextos.
A prepotência e a arrogância frequentemente caminham juntas e, infelizmente, ter uma “certeza” absoluta do seu sucesso pode levar a um tombo inesperado. A realidade é que a vida é feita de incertezas e precisamos nos preparar para qualquer adversidade.
Por mais que você ocupe um alto cargo, tenha uma carreira sólida e seja um profissional reconhecido em sua área, não existe uma garantia de 100% que daqui um ano estará no mesmo local, com o mesmo desempenho, ou até mesmo atuando no mesmo setor.
Algumas atitudes comuns de prepotência que podem estar passando despercebidas por você são:
- Não ouvir o outro e não ter interesse em trocar ideias
- Achar que está sempre certo
- Não ter humildade para reconhecer erros
- Valorizar o seu status mais do que qualquer outra coisa
“Mas Karina, por que você está falando sobre isso agora?”
Porque essa falsa sensação de segurança e estabilidade pode levar a uma fragilidade emocional quando as coisas não saem conforme o seu planejado, o que pode levar a comportamentos ainda mais drásticos como a frustração e o isolamento social.
Com alguns anos de experiência trabalhando com líderes e gestores de grandes empresas, percebo também que a certeza excessiva pode ser muito prejudicial em outros aspectos da carreira, como:
- Falta de aprendizado contínuo: O profissional que acredita que já atingiu o auge pode impedir a busca por aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional. Isso é especialmente prejudicial em ambientes onde a inovação e a adaptação são essenciais;
- Relacionamentos profissionais prejudicados: Uma atitude excessivamente confiante pode levar a uma falta de empatia e colaboração com colegas de trabalho;
- Falta de preparo para adversidades: O ambiente profissional é dinâmico e está sujeito a mudanças inesperadas. Se um profissional está excessivamente confiante, pode não se preparar adequadamente para enfrentar desafios que irão surgir no caminho.
Acredito que manter uma mentalidade aberta, estar disposto a aprender continuamente, adaptar-se às mudanças e cultivar uma atitude humilde é a melhor atitude para preservar tudo aquilo que você cultivou em sua carreira ao longo do tempo.
Busque sempre ter uma abordagem equilibrada e realista em relação às suas expectativas e conquistas, e entenda que sempre irão existir fatores que fogem do nosso controle.
Desapegar dessa sensação de certeza absoluta pode trazer mais benefícios do que você imagina!