A saúde mental no trabalho é uma questão atual, que vem sendo cada vez mais priorizada pelas empresas, uma vez que promover um ambiente saudável de trabalho traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização.
De olho nesse tema, a The School of Life, companhia focada no ensino da inteligência emocional, desenvolveu em parceria com a Robert Half, o estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho.
O levantamento foi realizado de 2 a 26 de agosto com 800 profissionais, sendo 620 líderes e 180 liderados. Todos tinham mais de 25 anos.
Entre os principais achados está uma discrepância entre a percepção dos líderes e os demais membros das equipes.
Dos colaboradores entrevistados, 36% acreditam que uma das habilidades que mais tem faltado aos seus chefes nos últimos 12 meses é apoio. Ou seja, disponibilidade, escuta ativa e valorização do outro.
Na contramão, apenas 6% dos líderes citaram apoio entre as três habilidades que gostariam de desenvolver em si mesmos.
Sabemos que não é de hoje que o estresse e esgotamento extremos em decorrência de más condições de trabalho minam o potencial do trabalhador de desenvolver suas funções. Além disso o problema pode ficar muito mais sério do que podemos imaginar, fazendo com que a pessoa desenvolva uma doença chamada Síndrome de Burnout que é definido como
“Estresse crônico que não foi administrado com sucesso”
Portanto, é fundamental que o empregador auxilie no cuidado da saúde mental dos seus colaboradores não apenas medindo o grau de produtividade, mas também com a análise da preocupação do colaborador em atingir os resultados esperados pela empresa.
Assim, é preciso que haja um plano de ação nas empresas, com uma equipe engajada nos cuidados relacionados à saúde e segurança dos colaboradores, pois essas medidas evitam exposição da empresa (tanto exposição trabalhista, quanto exposição relacionada à imagem), como engajam, mantém e atraem talentos, tornando-a mais produtiva e, consequentemente, mais lucrativa. A relação é sem dúvida de Ganha / Ganha.
Por isso hoje compartilho 5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho
1. Desenvolver um programa de saúde mental
Uma forma de desenvolver e aprimorar a temática dentro da organização é por meio da conscientização. Sendo assim, é interessante que a empresa apresente palestras e realize workshops que falem sobre a importância de priorizar a saúde mental dentro do trabalho. Trata-se de um trabalho preventivo e capaz de difundir os preceitos por toda a companhia.
2. Realizar a readequação do trabalho
Os maiores desgastes decorrentes do trabalho ocorrem pela carga elevada de demandas que o funcionário possui. Então, é importante sempre realizar a readequação das funções desempenhadas para que ninguém fique sobrecarregado. A ideia é preservar a saúde mental e qualidade de vida no trabalho.
3. Criar grupos para atividades físicas
O corpo também desempenha papel fundamental no aspecto emocional. Ou seja, é necessário prestar atenção à saúde física e mental do trabalhador. Diversos estudos já comprovaram que os exercícios físicos são importantes para a mente.
Dessa forma, a empresa deve incentivar a prática de atividades físicas. Organizar grupos de corrida ou disponibilizar sessões de alongamento e relaxamento podem ter efeitos positivos na produtividade das equipes.
4. Realizar eventos de interação social
O lado social também é importante. Bons relacionamentos com os colegas de equipe permitem um ambiente mais agradável para trabalhar, o que aumenta a qualidade do serviço entregue. A saúde mental na empresa depende também dos laços construídos pelas pessoas.
5. Oferecer psicoterapia como benefício
Dar a oportunidade aos colaboradores realizarem acompanhamento psicológico é benéfico para a para empresa e trabalhador. Dessa forma, as pessoas poderão realizar um tratamento com um profissional capacitado e lidar melhor com os problemas emocionais que existem.
A terapia é fundamental para cuidar do estado mental. É um espaço de autoconhecimento e que permite uma reflexão profunda.
Além disso, o psicólogo é capaz de identificar as amenidades presentes e dispõe de técnicas específicas para tratar as questões que atrapalham o desempenho no trabalho e na vida pessoal da pessoa.
Uma cultura de aceitação e apoio à saúde mental no trabalho não apenas beneficia as pessoas dentro da organização, mas também pode ter um impacto significativo no sucesso da marca.
Por isso, a criação de um ambiente de trabalho saudável tem se tornado cada vez mais uma prioridade para as empresas.
E se precisar de ajuda entre em contato comigo www.karinaborges.psc.br