Pode não parecer, mas iniciar um negócio do zero não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas que se aventuram no mundo do empreendedorismo acabam desistindo antes mesmo de darem o primeiro passo, isso porque não sabem nem por onde começar.
Abrir um negócio, seja físico ou virtual, de produtos ou serviços,geram um sentimento de insegurança que, junto com as dificuldades, podem te fazer desistir do sonho da autonomia financeira.
O que posso te dizer é que não há uma receita de bolo que garanta que tudo dê certo, mas há caminhos que podem te ajudar a diminuir os riscos e vou compartilhar alguns deles com você. Vamos lá?
1- Planejamento: planeje tudo o que você quer no seu negócio. Coloque tudo no papel: espaço físico, se vai precisar de funcionários, se será negócio online, enfim, tudo mesmo.
2 – Pesquise: entenda qual é o seu mercado, público-alvo, seu diferencial, os riscos, a concorrência.Essas informações são essenciais para amadurecer sua ideia.
3- Monte um plano de negócio: defina os objetivos, o capital de abertura, a análise do mercado e concorrência e a análise de tudo que a empresa irá oferecer são pontos cruciais para o sucesso de uma ideia e seu funcionamento.
4- Questione-se: é necessário dar sentido ao que você faz. Precisa ser algo que ame fazer. Só você saberá o melhor caminho a ser seguido.
5- Atualize-se sempre: esteja sempre sempre atento (a) às inovações do mercado, participe de eventos, feiras, palestras sobre empreendedorismo no seu ramo de atuação,estude.
6- Controle das finanças: análise o capital que você tem para investir. Identifique quais são os custos iniciais para abrir a empresa (registro de marca, documentos, tributos, profissional de contabilidade…) e o custo para que seu plano saia do papel e possa funcionar a todo vapor.
E para te ajudar ainda mais aproveito para compartilhar um artigo que escrevi sobre atitudes que eu aprendi para alcançar meus objetivos.
Com uma boa dose de coragem e as dicas acima, hora de colocar em prática o seu sonho de empreender! E lembre-se: apenas comece!