Manter uma equipe unida, motivada e alinhada de modo constante não é uma tarefa fácil, embora existam medidas que ajudam neste processo e facilitam o trabalho de gestores, líderes e profissionais de RH.
E o melhor de tudo é que muitas destas medidas podem ser aplicadas sem custo nenhum. =)
Inclusive, o único recurso requisitado para aplicar a maioria delas é o tempo. Sim, conservar uma equipe de trabalho unida requer atenção e, mais do que isso, recorrência!
Eu sei que um dos maiores desafios é manter equipes alinhadas, isso porque quando falamos de equipes estamos falando de pessoas. Pessoas diferentes, com funções diferentes, que se comportam de maneiras diferentes e que possuem sonhos diferentes. Ou seja, é como se cada pessoa fosse de um diferente universo compartilhando o mesmo espaço.
Você pode estar pensando “Por que eu preciso que os membros da minha equipe sejam parceiros ou até mesmo amigos?”.
Isso é fundamental para a saúde e crescimento de uma empresa. E não há nada mais favorável do que colaboradores que se auxiliam e caminham juntos por um mesmo propósito.
Mas, como você já sabe, manter uma equipe alinhada exige uma visão estratégica e até mesmo sistêmica por parte de um líder. Isso porque não é da noite para o dia que uma equipe se torna unida, mas com diversas ações e trabalhos que podem e devem ser desenvolvidos por parte da gestão da empresa. Como por exemplo:
1) Alinhar objetivos
O primeiro passo para fazer com que suas equipes ou colaboradores estejam alinhadas é, sem dúvidas, fazer com que todos entendam os objetivos da empresa e trabalhem a partir disso. Não tem como uma equipe se manter alinhada se cada uma tiver seus próprios objetivos e não ter nada em comum, certo?
2) Parceria entre colaborador e gestor
Uma parceria entre o colaborador e a gestão pode ser extremamente importante nesse processo. Quanto mais seus colaboradores se sentirem próximos e confortáveis com sua liderança ou gestão, mais fácil se torna fazer com que eles se mantenham alinhados entre si.
Sendo assim, mostre a seus colaboradores que vocês estão juntos, que todos fazem parte de um mesmo time e de uma mesma missão, e principalmente que podem contar com você.
3) Criar ambientes e momentos de descontração
Tão importante quanto momentos de foco e de trabalho, é ter aquele momento em que todos jogam conversa fora, compartilham histórias e aproveitam o momento para se conhecer. Essa aproximação é fundamental em qualquer ambiente de trabalho.
4) Não se esquecer das reuniões
Não esqueça de fazer reuniões periódicas para apresentação de tarefas. Setor ou equipe x está entregando um projeto? Apresente esse projeto para toda a empresa. Permita que eles se informem sobre o que está acontecendo com outros colaboradores e equipes no que diz respeito ao andamento de tarefas.
Por fim, vale reforçar novamente a importância de ter uma equipe unida. Por mais que às vezes a correria da rotina de uma empresa não permita pensar sobre isso, essa interação entre colaboradores e equipes é muitas vezes determinante para um bom desempenho na organização.
Sendo assim, com certeza essas dicas irão somar muito no dia a dia da sua organização!