Até ontem você integrava uma equipe de trabalho e tinha uma ótima relação com colegas do mesmo cargo, alguns que se tornaram amigos. Saíam para almoçar, compartilhavam opiniões sobre a empresa, e até curtiam um happy hour, por que não?
Só que você foi promovido e se tornou líder de colaboradores que eram seus pares. E agora, como lidar?
Assumir a liderança de uma equipe formada por colegas e amigos mais próximos é um grande desafio, não vou mentir, pois requer algumas mudanças no relacionamento, além de colegas, eles agora são subordinados. Mas é super possível e vou te mostrar com algumas dicas que podem te ajudar:
- Diálogo: primeiro, reúna a equipe e comunique oficialmente a mudança e deixe claro como as coisas irão funcionar, alinhe as expectativas e mantenha o canal de comunicação sempre aberto e acessível com a equipe. Peça feedback, ouça o ponto de vista das pessoas. Uma comunicação eficiente evita ruídos e diminui o “mal-estar” na hora das cobranças.
- Distanciamento: veja bem, não estou dizendo que você não possa almoçar ou sair após o expediente com a equipe, mas é necessário adotar um certo distanciamento para ajudar as pessoas a entenderem seu novo papel.
- Respeito: respeite o colaborador que não se sentir a vontade de continuar uma relação próxima com você, já que agora é seu líder. Isso é muito comum, mas depois as coisas entram nos eixos.
- Igualdade: mesmo que você tenha relação mais próxima com um do que com outro, é importante estabelecer limites sobre assuntos, conversas, concessão de folgas e fins. O que vale para um, vale para todos.
Lembre-se de preservar as relações construídas com as pessoas que você já conhece, mas expandir suas relações que seu novo cargo proporciona é importante para ampliar seu círculo de contatos.
Aproveito para indicar a leitura do artigo que eu escrevi sobre Como nao ser um líder tóxico.
No mais, desejo que essas dicas possam te ajudar a passar com sucesso por situações semelhantes.
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