“Nada está sob controle”. A importância da inteligência emocional na liderança.

“TUDO SOB CONTROLE”. Pelo menos é isso o que comumente se espera de um líder, inclusive no que se refere às suas emoções.

Para liderar com eficiência, é imprescindível que você consiga lidar com diversas situações e pressões do dia a dia, de maneira assertiva e mantendo seu autocontrole e estabilizando a equipe. 

Líderes com inteligência emocional têm empatia, possuem escuta ativa e avaliam o impacto de suas decisões.

Mas como desenvolver e medir essa característica? 

Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, a inteligência emocional não significa ser “frio” e não se deixar abalar pelas emoções. Muito pelo contrário, ser emocionalmente inteligente é saber sentir essas emoções e buscar o que há de melhor nelas. Também tem a ver com a consciência e a sensibilidade em relação às emoções dos outros. (a tal da empatia que eu tanto falo por aqui, né?)

Eu sempre gosto de citar o escritor e PHD, Daniel Goleman, autor de várias obras como “Inteligência Emocional” e “Líderes”, e uma  referência mundial sobre o tema. Segundo o autor,  inteligência emocional é “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998). 

A inteligência emocional para líderes pode ser categorizada em cinco habilidades:

  1. Autoconhecimento emocional:  reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem.
  2. Controle emocional: lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida.
  3. Automotivação: dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal.
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas:  reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos.
  1. Habilidade em relacionamentos interpessoais: interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

Há diversas técnicas para mudar nossos padrões de comportamento de forma consciente, fazendo escolhas mais produtivas.

O líder que tem autocontrole, consegue lidar melhor com situações de conflito, situações de pressão, resolução de problemas e gera em sua equipe a estabilização necessária, transmitindo confiança.

Como você viu, as competências da inteligência emocional são essenciais para que um líder consiga ter sucesso em exercer plenamente sua liderança, quer seja no mundo corporativo, em grupos sociais, na escola ou em casa. A liderança está presente em diferentes ambientes e papéis que todos nós vivenciamos.

Minha super dica para você, líder, é: 

Comece o desenvolvimento da sua inteligência emocional, através do autoconhecimento. Esse é o primeiro passo para o equilíbrio emocional.

Com experiência corporativa de mais de 20 anos, como gestora e líder, hoje, meu atendimentos são para ajudar executivos, líderes e gestores a se desenvolverem e se aperfeiçoarem profissionalmente, visando uma melhor qualidade de vida e um ambiente de trabalho saudável, através de estratégias e metodologia humanizada focada no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal e profissional. Se precisar de ajuda, me chame para um papo, será um prazer poder te ajudar!

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