A importância da liderança para manter a saúde mental dos colaboradores

As lideranças devem compreender que a saúde mental precisa ser tratada como prioridade nas empresas. Esse é o primeiro passo para manter o clima organizacional em alta e, assim, contar com colaboradores engajados e produtivos.

É a partir do comportamento dos líderes, que são estabelecidos os limites do que pode ou não ser feito e isso vai desenhando as relações naquele ambiente de trabalho.

E quando a liderança mostra que sabe lidar com opiniões diferentes, discordâncias e pensamentos diferentes dos seus mostra, na prática para sua equipe, que podem e devem estar abertos para isso. E assim, servem de modelo e reforçam os comportamentos que esperam do resto da equipe.

Um líder democrático incentiva a participação de todos os membros da equipe e os encoraja para que exponham suas ideias, problemas e que sejam criativos.

A liderança é capaz de criar algumas estratégias para que esse ambiente seja psicologicamente seguro, como:

✅Criar uma cultura de feedback: as pessoas acabam se sentindo mais confortáveis para conseguir expor suas dúvidas, seus problemas e ideias.

✅Maior tolerância aos erros e às diferenças: isso ajuda a promover a segurança psicológica, pois as intolerâncias aos erros e as diferenças entre as pessoas geram um ambiente que não é seguro psicologicamente;

✅Inclusão nas tomadas de decisões: ajuda a fortalecer o sentimento de pertencer ao grupo, o incentivo para que compartilhem suas ideias, o estímulo à colaboração, que faz com que todos se sintam importantes.

E você gestor, como tem lidado com a saúde mental dos seus colaboradores?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos!