“Eu sou assim”, “esse é o meu jeito”, “sempre fui assim”, “eu faço e aconteço” , “tem que ser assim”. Quantas vezes você já disse isso para si mesmo, em uma tentativa de argumentar sobre suas próprias atitudes erradas, mas que você não abre espaço para refletir?
Precisamos falar sobre o ego: Atuando como uma parte da nossa personalidade, ele é responsável por interpretar a realidade que vivemos, assim como nossas memórias, emoções e reações. Ele influencia nossos pensamentos, moldando nossas crenças, valores e convicções e está diretamente relacionado ao caráter de cada pessoa.
O ego é uma face crucial da personalidade humana, mas pode se tornar uma armadilha perigosa se não tivermos plena consciência. As pessoas que vivem enganadas pelo ego acreditam ser seres superiores e não veem a realidade como ela realmente é.
Ego x Ambiente Profissional
Você provavelmente já teve que lidar com um profissional que fazia de tudo para receber os créditos, que assumia todas as conversas e tentava chamar a atenção para si, ou que criticava continuamente ideias de outras pessoas, certo?
Esse é um tipo de pessoa que está com o ego descontrolado, que pode facilmente levar à soberba, à falta de humildade e, também, ao fracasso. O ego é a origem de muitos problemas no ambiente de trabalho: Má comunicação, negociações fracassadas, tomadas de decisão sem planejamento, e por aí segue.
O ego pode desenhar um perigo não só para a pessoa, mas para toda uma equipe.
O comportamento individualizado e arrogante que vem com ele pode prejudicar a criatividade, destruir a solução efetiva dos problemas, gerar estresse e afetar negativamente todo o funcionamento de uma equipe.
Mudando comportamentos negativos
Quando o ego faz a pessoa confiar em si mesma e valorizar o seu potencial, ele pode ser positivo. Mas, se ele ofusca a visão de um profissional que se sente o melhor dos melhores, e torna-se prepotente e arrogante, isso pode acabar com sua capacidade de trabalhar em equipe.
Algumas dicas para lidar com esse tipo de comportamento em sua equipe são:
- Estabeleça os limites de seu time e defina o que é e o que não é aceitável
- Tente mudar o próprio ambiente de trabalho alterando suas reações e estilo de comunicação
- Reduza a ênfase de estímulo à concorrência no ambiente de trabalho
- Reforce a sua imagem de líder acessível e colaborador
- Recompense o trabalho realizado em equipe e estimule a colaboração
Ao nos darmos conta que nosso comportamento está nos prejudicando ou ainda nos fazendo perder pessoas e oportunidades, é preciso refletir sobre o que está acarretando e provocando isso em nossas vidas.
Lidar com profissionais com ego inflado pode ser um desafio, mas é possível. A boa notícia é que, ao ser identificado, o ego pode ser minimizado. Com as estratégias certas e uma abordagem empática, é possível ajudar esses profissionais a fazerem mudanças positivas e a criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.