Quantas vezes você disse “sim” querendo dizer “não”? Quantas vezes já fez algo que não queria só para agradar alguém? Quantas vezes você disse sim querendo dizer não? Quantas vezes já fez algo por obrigação ou só para agradar alguém ou se sentiu triste ou frustrado por não ter se posicionado diante de alguma situação? Acredito que muitas.
Mas é importante refletir sobre o que está por trás dessa dificuldade em dizer “não”. E os motivos mais comuns desse comportamento são os de não querer desapontar o outro, não se indispor ou entrar em conflito ou o medo da rejeição. No seu inconsciente cria-se a ideia de que quando você faz tudo o que te pedem, será mais facilmente aceito, amado, considerado uma boa pessoa. Porém, isso não pode ser a todo custo, entende?
Vou explicar melhor!
Quando você coloca as vontades de alguém a frente das suas, você desaponta a si mesmo e isso não faz bem para sua saúde mental e emocional. Não dá para querer abraçar o mundo e resolver todos os problemas que chegam até você e empurrar os seus para segundo plano.
Dizer “não” não significa que você está negando a pessoa, mas sim que está se posicionando e priorizando o que é melhor para si mesmo. Recusar convites ou se negar a fazer algo que você não quer ou não se sente confortável não é egoísmo e, sim, preservação.
Sei que não é fácil quebrar essa barreira para quem tem dificuldades em se posicionar.
E aqui eu te mostro 5 dicas que podem te ajudar nesse processo:
1- Se questione: “Eu realmente desejo fazer isso ou ir a determinado lugar?”
2- Estabeleça prioridades.
3- Seja sincero e gentil ao negar um convite, oportunidade ou pedido de favor.
4- Não se culpe.
5- Trabalhe sua inteligência emocional.
Dica bônus: livro “O Direito de Dizer Não!: o primeiro passo para resgatar o amor próprio e ser feliz”, de Walter Riso. Nele, o autor “se dirige às pessoas que precisam retomar sua dignidade, trabalhando a autoestima e a assertividade. Ao final, propõe um guia com oito passos para organizar e pensar a conduta assertiva, de modo a integrar emoções positivas em nossa vida para sermos mais autênticos e felizes.”
Lembre-se: todos os “nãos” que dizemos na vida são parte importante do caminho que trilhamos ao longo dela.
Esse texto fez sentido pra você? Então compartilhe para que mais pessoas possam colocar em prática o poder de se priorizar e dizer sim somente para aquilo que a faz bem e feliz!