Em um mercado profissional competitivo, a preocupação com a questão do alinhamento de metas pessoais e profissionais dos colaboradores é uma forma de valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de todos em prol da produtividade.
É importantíssimo investigar quais são os objetivos, anseios e desejos pessoais de cada profissional para, então, adequá-los o máximo possível com a proposta e cultura da empresa.
Para isso, pode-se promover momentos de alinhamento entre gestor e colaborador, como o One on One, enviar questionários de termômetro por e-mail, reuniões, happy hours de convivência e demais estímulos sociais de integração entre os colaboradores.
Se atente em avaliar se as metas do colaborador são condizentes com a realidade e, principalmente, se fazem sentido com a cultura organizacional da empresa. A partir daí, o próximo passo é analisar o contexto para traçar metas e estratégias para alcançá-los no menor tempo possível.
Vale lembrar que esse processo de criação e alinhamento de metas pessoais e profissionais é contínuo, pois é muito comum que os compromissos, tarefas e projetos mudem ou não façam mais sentido para a empresa ou mesmo para o próprio colaborador, o que por vezes, pode resultar em desmotivação e, até, uma baixa produtividade.
Agora, me conta: como você tem trabalhado as metas individuais e coletivas com o seu time?